Durante o verão de 1981, um grupo de amigos em Nova Iorque está despreparado para a epidemia da AIDS. O que começa como um rumor sobre um misterioso “câncer gay” logo se torna uma intensa crise na qual, um por um, alguns dos amigos começam a adoecer, deixando os outros em pânico sobre quem será o próximo. Enquanto a morte cobra o seu preço, as vidas desses amigos são para sempre redefinidas por uma demonstração incondicional de amor, esperança e coragem.
Filadélfia (Philadelphia)
Ano: 1993
Dois advogados adversários unem forças para processar um prestigioso escritório de advocacia por discriminação contra a AIDS. Conforme a amizade improvável entre eles se desenvolve, a coragem supera o preconceito e a corrupção de seus poderosos adversários.
Um Lugar para Annie (A Place for Annie)
Ano: 1994
A bebê Annie é soropositiva e foi deixada no hospital por sua mãe, que é drogadicta. Para evitar que ela seja deportada para uma casa onde apenas esperariam que ela morresse, a enfermeira Susan cuida de Annie em sua casa. Dois anos depois, ela planeja adotá-la – mas de repente a mãe de Annie reaparece e exige a guarda da criança. E segundo a lei, Susan, como mãe adotiva, não tem direito sobre a criança.
Carta para além dos muros
Ano: 2019
Este documentário reconstrói a trajetória do HIV e da AIDS com foco no Brasil, através de entrevistas com médicos, ativistas, pacientes e outros atores, além de extenso material de arquivo. Do pânico inicial às campanhas de sensibilização, passando pelo estigma imposto às pessoas que vivem com HIV, o documentário mostra como a sociedade enfrentou esta epidemia na sua fase mais mortal ao longo de mais de duas décadas. Tendo como base essa abordagem histórica, o filme analisa a forma como o HIV é visto na sociedade atual, revelando um quadro de desinformação e preconceito persistentes, que afeta especialmente as populações historicamente mais vulneráveis do Brasil.
Yesterday (Yesterday)
Ano: 2004
Após ficar doente, Yesterday descobre que é soropositiva. Com o marido em negação e uma filha pequena para criar, o único objetivo de Yesterday é viver o suficiente para ver sua filha indo para a escola.
Clube de Compras Dallas (Dallas Buyers Club)
Ano: 2013
Filme vagamente baseado na história real de Ron Woodroof, um homem homofóbico, viciado em drogas e amante de mulheres, que em 1986 foi diagnosticado com HIV/AIDS e recebeu trinta dias de vida.
Boa Sorte
Ano: 2014
O adolescente João tem uma série de problemas comportamentais: ele é ignorado pelos pais e se torna agressivo com os amigos de escola. Quando é diagnosticado com depressão, seus familiares decidem interná-lo em uma clínica psiquiátrica. No local, ele conhece Judite, paciente HIV positivo e dependente química, em fase terminal. Apesar do ambiente hostil, os dois se apaixonam e iniciam um romance. Mas Judite tem medo que a sua morte abale a saúde de João.
The Normal Heart (The Normal Heart)
Ano: 2014
A história do início da crise do HIV/Aids na cidade de Nova Iorque no início da década de 1980, com um olhar firme sobre a política sexual do país enquanto ativistas gays e os seus aliados na comunidade médica lutam para expor a verdade sobre a crescente epidemia a uma cidade e nação em negação.
Meu nome é Jacque
Ano: 2016
Este documentário aborda a diversidade através da história de vida de Jacqueline Rocha Côrtes, uma mulher transexual brasileira, que vive com HIV há 22 de seus 56 anos. Militante pela causa, Jacque tem a vida marcada por lutas e conquistas como representante do governo brasileiro na Organização das Nações Unidas […]. Ao acompanhar o cotidiano de Jacque e revisitar sua trajetória, este documentário apresenta os inúmeros desafios que foram rompidos pela personagem, levantando uma reflexão sobre o preconceito, a homofobia e a identidade de gênero.
"Pode Falar – Uma Autoficção", de Evandro Manchini
Sobre Vihvências (2023)
Qual o legado das quatro décadas da epidemia de HIV/AIDS? Que desafios se apresentam para a quinta década da epidemia? Estas são algumas das reflexões da ABIA no Talk Show sobre a Prevenção na 5ª Década da epidemia do HIV/AIDS.
O ABIA Talk Show é composto por cinco episódios. Apresentado e dirigido por Vagner de Almeida – coordenador do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens da ABIA – o programa tem a participação de três especialistas da área. Todos são membros da ABIA: Richard Parker, diretor-presidente; Veriano Terto Jr., vice-presidente; e Juan Carlos Raxach, coordenador da área de promoção da saúde e prevenção.
São cinco episódios. Clique em cada episódio para assistir ao vídeo!