Publicações do Gentes
Publicações do Gentes
2023
Mídias sociais e apoio psicossocial à pessoas vivendo com HIV/AIDS
Rafael Garcia Vasconcelos Luciane Stochero Claudia Carneiro da Cunha
Tendo a comunicação como ferramenta fundamental para promover a conscientização sobre o HIV/Aids e sua consequente melhora no acesso e adesão ao tratamento, observamos que as mídias sociais são o primeiro refúgio para quem recebe o diagnóstico de soropositividade para o HIV, além de operarem como dispositivos de suporte psicossocial.
Saúde mental de Jovens Vivendo com HIV/AIDS (JVHA): entre teias de apoio mútuo e suporte religioso na ausência de um sistema formal de cuidado
Claudia Carneiro da Cunha Luciane Stochero Miguel Andrade Alvarez Igor Luiz Santos Mello Washington Leite Junger
Investigar as principais questões vinculadas ao sofrimento psíquico, vulnerabilidades psicossociais e adesão na experiência de Jovens Vivendo com HIV/AIDS.
A vida como uma sigla de quatro letras: pensando o cuidado em saúde mental de Jovens Vivendo com HIV/AIDS (JVHA)
Miguel Andrade Alvarez Claudia Carneiro da Cunha Luciane Stochero
Discutir acerca da saúde mental de Jovens Vivendo com HIV/AIDS (JVHA), no tocante à adesão ao tratamento antirretroviral e suas experiências em redes de apoio entre pares no contexto do ativismo e no cuidado especializado do Sistema Único de Saúde (SUS). Investiga-se os principais fatores vinculados ao sofrimento psíquico e vulnerabilidades psicossociais de (JVHA).
2022
Como garantir a integralidade do cuidado? Redes entre pares e Redes de atenção psicossocial para Jovens Vivendo com HIV/AIDS (JVHA) como cuidados possíveis para além da Terapia Antirretroviral (TARV)
Miguel Andrade Alvarez Jade Barradas Gonçalves Grünewald Luciane Stochero Washington Leite Junger Claudia Carneiro da Cunha
Através da troca com ativistas de longa data do movimento de HIV/AIDS, buscou-se conhecer o panorama das redes de apoio entre pares, articuladas pelas instituições de ativismo, e as redes de apoio psicossocial no SUS voltadas para Jovens Vivendo com HIV/AIDS.
Na encruzilhada de duas pandemias: a experiência de redes de apoio social de jovens e adultos vivendo com HIV/AIDS durante a pandemia de COVID-19
Claudia Carneiro da Cunha Luciane Stochero Leonardo Aprígio de Almeida Aureliano Lopes da Silva Junior Washington Leite Junger
Nossa proposta neste trabalho é realizar uma discussão inicial a partir de resultados preliminares da pesquisa, refletindo sobre o papel das redes de apoio social na experiência de jovens e adultos vivendo com HIV/AIDS, pertencentes à Rede Jovem Rio+, e seus reflexos na saúde mental no contexto da COVID-19.
Saúde mental de jovens vivendo com HIV/AIDS durante a pandemia de COVID-19
Claudia Carneiro da Cunha Luciane Stochero Washington Leite Junger
Conhecer as repercussões da pandemia de COVID-19 na abertura ou agravamento de quadros de adoecimento psíquico de jovens vivendo com HIV/AIDS (JVHA).
Apoio psicossocial a jovens vivendo com HIV/AIDS na pandemia da COVID-19
Jade Barradas Gonçalves Grünewald Luciane Stochero Miguel Andrade Alvarez Washington Leite Junger Claudia Carneiro da Cunha
Descrever, a partir de um estudo transversal, fatores que serviram como apoio psicossocial à saúde mental de JVHA no contexto da pandemia de covid-19.
Capítulo de livro: Prêmio Profissional Virgínia Bicudo
Igor Luiz Santos Mello Claudia Carneiro da Cunha Luciane Stochero
“Psicologia brasileira na luta antirracista” – páginas 121 à 139
O objetivo deste trabalho é analisar “o peso da cor” no campo de estudo de pessoas vivendo com HIV/AIDS, com destaque às dimensões interseccionais. Problematizamos, a partir da perspectiva do colorismo, algumas questões dadas ao significante “negro” nos planos social, cultural, político e científico, tomando o campo do HIV/AIDS e suas reconhecidas vulnerabilidades psicossociais como uma arena de reflexão e debate.
Vulnerabilidade psicossocial de jovens vivendo com HIV/AIDS em situações de crise
Miguel Andrade Alvarez Jade Barradas Goncalves Grünewald Luciane Stochero Igor Luiz Santos Mello Claudia Carneiro da Cunha
Destacamos a ausência de suporte psicossocial do SUS voltado para Jovens Vivendo com HIV/AIDS (JVHA), devido a um processo de medicalização do cuidado em HIV/AIDS.
O apoio psicossocial no cuidado à saúde mental de jovens vivendo com HIV/AIDS
Jade Barradas Goncalves Grünewald Miguel Andrade Alvarez Luciane Stochero Igor Luiz Santos Mello Claudia Carneiro da Cunha
Evidenciar a necessidade do apoio psicossocial na promoção de uma saúde integral para JVHA e de descrever o cenário dessas redes no estado do Rio de Janeiro.
Concedido Menção Honrosa
2021
A Rede Jovem Rio+ no apoio psicossocial a jovens vivendo com HIV/AIDS no contexto da COVID-19
Jade Barradas Gonçalves Grünewald
Luciane Stochero
Cláudia Carneiro da Cunha
Leonardo Aprígio de Almeida
Washington Leite Junger
O presente trabalho apresenta parte dos resultados de um estudo transversal, realizado de setembro a novembro de 2020, voltado ao conhecimento de situações de vulnerabilidade psicossocial de JVHA, os seus impactos na saúde mental e na adesão ao tratamento antirretroviral em tempos de COVID-19.
Jóvenes viviendo con VIH/SIDA en medio de la pandemia del COVID-19: Salud mental, adherencia y activismo
Gabriel Henrique de Souza Azevedo Luciane Stochero Claudia Carneiro da Cunha Washington Leite Junger
El objetivo de este trabajo es analizar la adherencia al tratamiento antirretroviral (TAR) y la enfermedad psíquica de los jóvenes viviendo con VIH/SIDA (JVVS) en una red activista durante la pandemia del COVID-19.
Vulnerabilidade psicossocial de jovens vivendo com HIV/AIDS em situações de crise
Leonardo Aprigio de Almeida Igor Luiz Santos Mello Jade Barradas Goncalves Grünewald Gabriel Henrique de Souza Azevedo
Os resultados apontam para a importância de se realizar estudos e ações no campo das ciências humanas, em especial, da psicologia, levando-se em consideração o cuidado integral centrado na pessoa e no seu contexto psicossocial.
Adesão: Desafios de jovens vivendo com HIV/AIDS no contexto de pandemia COVID-19
Leonardo Aprigio de Almeida Claudia Carneiro da Cunha Luciane Stochero Washington Leite Junger
Discutimos nesse trabalho alguns resultados preliminares a respeito da percepção dos participantes em relação à adesão, acesso à medicação e consultas médicas no período de pandemia.